HOME

Câmara Municipal de Campo Largo aprova aumento de número de vereadores em 11 segundos

Projeto, que aumenta número de vereadores de 11 para 15, foi aprovado com 6 votos favoráveis e 5 contrários.

TESTE
Publicado em 02/08/2024

Prédio da Câmara Municipal de Campo Largo (Foto: TESTE)

A Câmara Municipal de Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), aprovou o projeto que aumenta o número de vagas de vereadores do município em 11 segundos. O número passa de 11 para 15 a partir de 2025. A proposta foi votada na segunda-feira (4), em regime de urgência.
Estavam previstos para serem discutidos os projetos sobre fixação de salários dos vereadores e do presidente da Câmara e a inclusão do 13º salário.

Contudo, o presidente da Câmara, João Carlos Ferreira, mais conhecido como João D'água (União Brasil), falou que, a pedido da população, retirou os projetos da votação.
Com o aumento de parlamentares, a Câmara deve ainda mais 12 novos funcionários, pois cada vereador tem direito a três assessores.

O projeto foi aprovado com 6 votos favoráveis e 5 contrário. Veja como votaram os parlamentares:

Vereadores de Campo Largo votam proposta para aumento de vagas

Vereadores Como votou
Germaninho A favor
João D'Água A favor
Luiz Scervenski A favor
Márcio Beraldo A favor
Pedro Barausse A favor
Sargento Leando Chrestani A favor
Alexandre Guimarães Contra
André Gabardo Contra
Cléa Oliveira Contra
Dr. João Freita Contra
Genésio da Vital Contra
Fonte: Câmara de Vereadores de Campo Largo
A justificativa para a proposta é que a Constituição Federal Brasileira garante que municípios com população entre 120 mil e 160 mil habitantes podem ter até 19 vereadores. De acordo com dados do Censo 2022, a população de Campo Largo é de 136.327 habitantes.

Atualmente, os parlamentares do município recebem R$ 11.096,76. Considerando o aumento, quatro de vereadores, custaria em um ano R$ 532.644,48, o que, segundo os diretores, é comportado pela Casa Legislativa.

O que diz a Câmara
A Câmara de Vereadores disse, em nota, que o aumento é uma medida necessária para melhorar a representatividade e a pluralidade de representação.

Disse também que a população de Campo Largo teve grande aumento nos últimos anos, chegando a quase 140 mil habitantes, como também surgimento de novos bairros.

"O aumento do número de Vereadores surge com o intuito de melhorar a representação da cidade como um todo, além de favorecer a participação da mulher e das minorias na política, contribuindo para o debate democrático e representação da população", diz a nota.