AsCom/Coritiba Publicado em 02/08/2024
(Foto: AsCom/Coritiba)
Na primeira coletiva de imprensa como técnico do Coritiba, Jorginho enfatizou a importância do equilíbrio, responsabilidade e a força da torcida para alcançar os objetivos do Clube.
O treinador falou sobre a abordagem tática que pretende adotar: "muitas vezes vamos fazer um jogo organizado, com responsabilidade, equilíbrio, nem sempre bonito, mas que vai ter um resultado. Isso que a gente precisa no momento. E sempre que pudermos, vamos fazer um jogo que tenhamos prazer de assistir."
Jorginho também elogiou o potencial do elenco jovem do Coritiba: "mais da metade são jovens com muito potencial, e é um elenco que tem a capacidade de dar uma resposta às expectativas." Ele também destacou que a estrutura do Clube mudou significativamente desde sua última passagem na campanha de acesso, o que também contribui para o desempenho da equipe: "A estrutura geral mudou e tudo está sendo feito com muita transparência e facilidade. Eu, como profissional e treinador, recebo as informações de forma muito fácil e exata. Está muito bem definida a função de cada um."
Questionado se o desafio atual é mais difícil do que o enfrentado em 2019, Jorginho afirmou que não e destacou que tem mais tempo para trabalhar com a equipe. Aponta que, apesar da colocação atual, duas vitórias seguidas podem mudar completamente o cenário. Jorginho também mencionou que a estabilidade financeira e a qualidade dos profissionais com quem trabalha atualmente proporcionam um ambiente mais tranquilo e sincronizado.
Um ponto importante da coletiva foi o apelo de Jorginho à torcida coxa-branca, quando fez questão de reforçar a necessidade de unir forças dentro e fora de campo: "Torcedor coxa-branca, vocês vão ser determinantes para o nosso acesso. Eu preciso daquela energia de 2019, da paixão que vocês colocaram, que era literalmente um turbilhão quando o adversário vinha jogar aqui. Eles não conseguiam pegar na bola. E quando pegarem, comecem a vaiar, não deixem eles respirarem porque isso faz toda a diferença!"
Por fim, Jorginho afirmou que três palavras serão cruciais para manter o desempenho do time: equilíbrio, responsabilidade e coragem.